Pages

quinta-feira, 22 de abril de 2010

And the Pulitzer go to...

A força e influência das novas mídias, cada vez mais relevante e rotineira dos consumidores de informações, firmou mais uma vez seu espaço e reconhecimento no jornalismo virtual. O site ProPublica entrou para a história como a primeira empresa de notícias de internet a conquistar um Pulitzer, prêmio considerado o Oscar do jornalismo norte-americano.

A conquista foi fruto de uma matéria especial sobre mortes suspeitas em um hospital de New Orleans após a passagem do Furacão Katrina.

Anunciado na segunda feira (12 de abril) pela universidade de Columbia, o Pulitzer 2010 também homenageou obras literárias, teatrais e musicais produzidas em 2009.



Briga de cachorros grandes

Jornal "Washington Post", foi o grande contemplado da premiação, levando para casa quatro prêmios nas categorias reportagem internacional, reportagem especial, comentário e crítica.

Em seu encalço, o Jornal "The New York Times" , tradicional concorrente do Washington, conquistou três prêmios nas categorias reportagens nacional, investigativa e explicativa.


Confira a lista completa dos vencedores do Pulitzer 2010:

Legenda: Resgate de uma mulher no rio Des Moines, Iowa/EUA - Imagem vencedora do Pulitzer 2010

de Furo de Reportagem Fotográfico (Mary Chind, do "The Des Moines Register")


JORNALISMO

Serviço Público
"Bristol Herald Courier", pela cobertura de Daniel Gilbert sobre a má administração dos royalties de gás natural da Virginia.

Furo de Reportagem

Equipe do "The Seattle Times", pelas matérias na internet e na versão impressa sobre uma troca de tiros em uma cafeteria que levou quatro policiais à morte. O veículo cobriu também a perseguição aos suspeitos de terem efetuado os disparos.

Reportagem Investigativa

Barbara Laker e Wendy Ruderman, do "Philadelphia Daily News", que trouxeram a público atos ilícitos praticados por um esquadrão da polícia. A divulgação do escândalo acarretou uma ampla investigação do FBI, além da revisão de centenas de casos relacionados aos policiais corruptos.

Sheri Fink, do ProPublica, em colaboração com a revista do "The New York Times", devido a crônica que abordava os conflitos enfrentados por médicos de um hospital fortemente atingido pelo furacão Katrina. A decisão de quem iria viver ou morrer passava diretamente pelo crivo dos doutores.


Reportagem Educativa

Michael Moss e equipe, do "The New York Times", por um levantamento sobre a qualidade da carne de hambúrguer e outros elementos relacionados à segurança alimentar. A cobertura, também realizada de forma integrada entre impresso e online, escancarou as falhas na legislação federal.

Reportagem Local

Raquel Rutledge, do "Milwaukee Journal Sentinel", que denunciou diversas irregularidades - como fraudes, abuso e extorsão - em um projeto de assistência infantil para pais de baixa renda.

Reportagem Nacional

Matt Richtel e equipe, do "The New York Times", pela estímulo constante à conscientização acerca dos perigos que corre quem dirige utilizando celular, computadores ou outros utensílios eletrônicos, em mais uma cobertura que abrangia impresso e internet.

Reportagem Internacional

Anthony Shadid do "The Washington Post", por uma vasta e elucidativa série de reportagens sobre a retirada das tropas americanas do Iraque.

Reportagem Especial

Gene Weingarten, do "The Washington Post", que chocou a sociedade ao trazer à tona diversas histórias de crianças mortas ao serem esquecidas em veículos pelos próprios pais.

Artigo

Kathleen Parker, colunista do "The Washington Post", pela abordagem ácida e divertida de temas políticos e morais.

Crônica

Sarah Kaufman, do "The Washington Post", que deu novos e refrescantes ares à crítica de dança.

Editorial

Tod Robberson, Colleen McCain Nelson e William McKenzie, do "The Dallas Morning News", pelo incansável trabalho de expôr as diferenças socioeconômicas entre as partes norte e sul da cidade.

Charge

Mark Fiore, autônomo, pelas charges do SFGate.com, pelo tom crítico adotado em seu humor, bem como por tratar de temas delicados sem abdicar de ampla pesquisa e sem diminuir a qualidade de sua abordagem.

Furo de Reportagem Fotográfico

Mary Chind, do "The Des Moines Register", pela fotografia do início do post.

Fotografia Especial

Craig F. Walker, do "The Denver Post", que fotografou um jovem soldado recém-ingressado no Exército, em busca de autodescobrimento e de afirmar a própria masculinidade durante a Guerra do Iraque.


LETRAS, TEATRO E MÚSICA

Ficção
"Tinkers", de Paul Harding. A obra faz um brinde à vida e às diferentes percepções do mundo ao retratar a convivência entre pai e filho na Nova Inglaterra.

Teatro

"Next to Normal", de Tom Kitt (música) e Brian Yorkey (livro e letras). Um visceral musical de rock que trata da ocorrência de doenças mentais em uma família suburbana.

História

"Lords of Finance: The Bankers Who Broke the World", de Liaquat Ahamed, pelo relato importante de como quatro banqueiros poderosos, mesmo na Grande Depressão, contribuiram para transformar o EUA em uma grande potência econômica.

Biografia

"The First Tycoon: The Epic Life of Cornelius Vanderbilt", de T.J. Stiles, por retratar uma figura intrigante que revolucionou os transportes americanos e fez fortuna com a marinha mercante e a construção de ferrovias.

Poesia

"Versed", de Rae Armantrout, por sua inventividade e agilidade de pensamento. Os poemas breves e confessionais possibilitam diversas formas de interpretação.

Não-ficção

"The Dead Hand: The Untold Story of the Cold War Arms Race and Its Dangerous Legacy", de David E. Hoffman. O documentário narra a tensão mundial provocada pela rivalidade entre EUA e União Soviética e o risco que a humanidade corre com a utilização de armas de destruição em massa.

Música

"Violin Concerto", de Jennifer Higdon, por unir lirismo e virtuosidade em uma só obra.

Homenagem especial

Hank Williams, pela maneira singela que consegue exprimir sentimentos universais. O compositor teve um papel importante no cenário da música country, que se transformou em um dos principais aspectos culturais norte-americanos.



Camila Ramos - SEAMACOM

0 comentários: