Pages

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Essa não dá pra perder!

Estão abertas as inscrições para o Concurso
Internacional DOCTV CPLP


Estão abertas as inscrições para o Concurso Internacional de Seleção de Projetos de Documentário do I Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa Estão abertas as inscrições para o Concurso Internacional – DOCTV CPLP. O lançamento oficial do Concurso Internacional DOCTV CPLP foi realizado no último dia 02, na Livraria Cultura, em São Paulo SP, dentro da programação do 14º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários.
O lançamento contou com a presença de representantes da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Empresa Brasil de Comunicação – TV Brasil, ABEPEC (Associação das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais), TVE Bahia e Fundação Padre Anchieta – TV Cultura.
O I Programa DOCTV CPLP reúne os oito países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Timor-Leste, Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Portugal e Brasil) e Macau (RAEM - Região Administrativa Especial de Macau, China). Seus objetivos são o estímulo ao intercâmbio cultural e econômico entre os povos lusófonos e a implementação de políticas públicas de fomento à produção e teledifusão do documentário.
Trata-se de um modelo em rede, que busca sistematizar ações de capacitação, co-produção e teledifusão. Simultaneamente, cada país participante co-produz um documentário nacional e as respectivas emissoras de televisão promovem a teledifusão da série de documentários nacionais. Para participar do concurso, o autor do projeto deverá possuir nacionalidade relacionada ao país da candidatura e efetivar a inscrição online no site do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) de Portugal – IP (http://www.ica-ip.pt), até a data de 21 de maio de 2009.
O DOCTV CPLP contemplará um projeto vencedor por país com um contrato de co-produção no valor de 50 mil euros. Além da participação do autor vencedor e seu produtor executivo nas Oficinas para Desenvolvimento de Projetos e Desenho Criativo de Produção, que reunirão os vencedores de todos os países com expoentes da realização e pensamento sobre o documentário. As oficinas serão realizadas em agosto de 2009, na cidade de Maputo, Moçambique.
O tema do concurso é livre. Mas, a criatividade na escolha do objeto, definição de estratégias de abordagem adequadas ao tema e viabilidade de realização dentro do orçamento e prazo previstos (180 dias) estão entre os critérios de avaliação.
O Concurso Internacional de Seleção de Projetos de Documentários do I Programa DOCTV CPLP está dividido em duas fases (candidatura e seleção) e envolve uma defesa oral por parte dos três finalistas indicados pela comissão julgadora de cada país. A divulgação dos projetos vencedores está prevista para 06 de julho de 2009.
Os documentários da Série DOCTV CPLP irão ao ar nas emissoras públicas dos nove países que integram a Rede DOCTV CPLP a partir do segundo semestre de 2010. Mais informações podem ser obtidas no site do ICA (http://www.ica-ip.pt), pelo email doctv.cplp@ica-ip.pt ou pelos telefones 71 3116 7348, 71 3116 7479, 71 9624 0306 ou 71 9624 0277.
Unidade Técnica do I Programa DOCTV CPLP
Henrique Andrade – Coordenador - Henrique@irdeb.ba.gov.br > hadea@gmail.com - 71 3116-7348 /71 9624-0277
Fabíola Aquino – Assistente - fabiola.aquino@gmail.com - 71 3116-7479 / 71 9624-0306

0 comentários: