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terça-feira, 28 de abril de 2009

Convention Bureau

O Amapá tem lugares maravilhosos, belezas naturais de fazer inveja a qualquer país: Pororoca, Equinócio, Cachoeira de Santo Antônio, Fortaleza de São José. Mas não existe no estado infra-estrutura necessária para uma boa locomoção a estes pontos turísticos, com exceção da Fortaleza. Na última quarta-feira (22/04), no auditório do Centro Educacional Profissionalizante do Amapá (CEPA), aconteceu o segundo evento do Convention Bureau, que é o encontro de entidades públicas e privadas. Esse evento teve a participação de seis palestrantes: João Carlos Alvarenga, o diretor superitedente do SEBRAE – AP, Alice Rocha, representante da TAM, Doriedson Marques Costa, o diretor do CEPA, Adriana Papa representando o Convention Visitors Bureau de Manaus , Sônia Amaral representando o Convention Visitors Bureau meio do mundo e Ana Célia Brazão do Nascimento, da Secretária de Turismo do estado. Nas seis palestras o nome CONVENTION BUREAU sempre foi citado. Em Macapá, há quase dois anos, existe o Amapá Convention e Visitors Bureau. “É um parceiro de peso” e “È uma empresa sem fins lucrativos”, diz Sônia Amaral. O diretor do SEBRAE admitiu que no início foi contrário a importância do Convention, “Fui contrário a importância do Convention". Depois de ter admitido o seu erro, mudou de pensamento e percebeu o que o turismo no Amapá necessariamente precisa, "O turismo necessita de infra-estrutura”. O diretor do Cepa, Doriedson Marques Costa, se posicionou e defendeu a importância dos cursos técnicos para a área, se orgulha de ver que o curso técnico ainda é uma alavanca para o mercado de trabalho e que as empresas dão o devido respeito a área. E tem certeza que o Amapá é um estado promissor. E que todas as forças devem estar unidas sendo privadas ou públicas. Ana Célia Abrazão do Nascimento, com um discurso simples e de boa retórica, definiu totalmente o que podemos fazer para melhorar a área de turismo. Que os poderes públicos e privados devem trabalhar lado a lado para desenvolver projetos e tornar comercializáveis os meios turísticos do Amapá; “Precisamos da sociedade, que a população acredite nesse setor (...)Sabemos onde estão os nossos problemas, precisamos de uma solução rápida” e” Se não fizermos, outros vão chegar e fazer”. A Diretora Executiva do Convention Visitors Bureau de Manaus Adriana Papa deixou claro que o objetivo do Convention é promover a sua cidade, divulgar e modificar o destino da cidade. Ela respondeu o porquê de participar do Convention, “Turismo é um negócio como outro qualquer” e definiu que a função do Convention tem a ver com a capitação de eventos, ou seja, a parte técnica. “O Convention só funciona como demanda!”. Ivan Gonçalves - 3JRT

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