Pages

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Jornalismo Cultural

Lembro que todas as vezes em que mencionava o sonho elementar de meu chamado jornalístico era repreendida – ou quem sabe precavida – pelos distintos colegas de profissão:

– Poxa, quero ser jornalista cultural. – Suspiros.

O que? – Espanto e risos – Então você quer morrer de fome! Jornalismo cultural é sinônimo de jornalista fud***. – Mais risos.

É, digamos que nem todos os jornalistas dessa área são tão abastados assim, justamente por não serem os mais procurados pelos políticos ou conseguirem contratos com a Rolling Stone ou MTV. O que não torna os “culturais” menos trabalhadores e nobres, ao contrário. Trabalhar com literatura, música, artes plásticas, teatro, televisão, eventos, cinema, estúdios, galerias, museus, bibliotecas, gravadoras e afins não é pra qualquer um.

Pensando nesses profissionais esforçados e por vezes incompreendidos, foi realizado de 3 a 6 de maio no TUCA ( Teatro da Universidade Católica) em São Paulo, o II Congresso de Jornalismo Cultural, realizado em parceria com 10 das principais escolas brasileiras de jornalismo que objetivou agregar quem produz, quem avalia, quem divulga, quem pesquisa, quem consome e quem investe em cultura.

O evento que homenageou a escritora Clarice Lispector, teve a participação de mais de 70 palestrantes, entre jornalistas, professores, escritores e artistas brasileiros e estrangeiros, como Raquel Garzón, editora do El Clarín, e Beatriz Sarlo, crítica literária e escritora, ambas da Argentina. Dos Estados Unidos o jornalista e escritor Eric Lax (autor de “Conversas com Woody Allen”), Hervé Aubron, editor adjunto da revista francesa “Le Magazine Littéraire” e Julia Encke, crítica literária do jornal alemão “Frankfurter Allgemeine”.

Navegando pelo site do congresso temos acesso a um riquíssimo acervo de artigos e vídeos sobre temas relacionados ao seguimento feitos pelos palestrantes, professores, jornalistas, acadêmicos e público interessado. É realmente muito relevante e instrutivo tanto para aqueles que ainda tem amor genuíno pelo jornalismo cultural, quanto para qualquer interessado em comunicação social.

Os últimos artigos postados são bastante interessantes:

Fica a dica do site: http://revistacult.uol.com.br/home/blogs/congresso

Camila Ramos- SEAMACOM

4 comentários:

Prof. Jefferson disse...

Matéria muito instrutiva, quem se interessar mais sobre o assunto pode ir no link que você disponibilizou. Parabéns!

Anônimo disse...

obrigado professor eu sei q eu sou o cara.

Pânico na tv disse...

uhummm doido.até parece se gabando disk,nem se manca humildade zero pra ti chegado!A UMA SADALHAS DA HUMILDADE.

Prof. Jefferson disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.