Pages

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Cuidado com suas fontes

“Mulher engravidou vendo filme pornô 3D”

O site Gizmodo, um dos mais importantes sites de tecnologia do mundo, publicou nesta sexta feira (7), essa manchete absurda baseado na matéria fictícia humorística do site brasileiro Sensacionalista.

Segundo o site Sensacionalista, a mulher americana branca engravidou assistindo um filme pornô 3D enquanto o marido estava servindo em uma base militar no Iraque. O bebê negro ainda teria sido registrado pelo marido que acreditou piamente na desculpa da mulher que gerou um bebê negro. "Não vejo porque desconfiar dela. Os filmes em 3 D são muito reais. Com a tecnologia de hoje tudo é possível", disse Erick Jhonson, personagem da história inventada pelo site.

Tomando como verdade, os jornalistas do respeitado site publicaram a “notícia” e a corrigiram, pedindo desculpas ao leitor logo depois de percebido o equívoco.


Muito cuidado com o que tomamos por verdade, principalmente na internet, e mais ainda em sites estrangeiros. As fontes jornalísticas devem ter credibilidade e responsabilidade pelo que falam, não se pode publicar nada sem confirmação. “Fontes fidedignas pressupõem verdade, precisão, clareza e confiança", explica a professora mestra Roberta Scheibe. "Elas dão a segurança da informação verdadeira a quem está apurando uma matéria”, complementa.

Lembro que sempre costumo brincar com meus amigos, depois de falar uma coisa bem bizarra: “É sério, eu vi na internet. E se está na internet é porque é verdade”.


Camila Ramos -SEAMACOM

0 comentários: