Pages

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Faça seu próprio filme!


Ter uma boa idéia é essencial para dar o primeiro passo na carreira de diretor de cinema,mais não é a única coisa a ser pensada, ainda tem muito esforço pela frente e aqui vão uma dicas muito importantes para dar aquele empurrãozinho que estava faltando: :

Enredo

  • Quando a grana é curta, uma dica para fazer filmes bacanas sem gastar muito é desenvolver bastante a idéia inicial por meio de bons diálogos, que não exigem muita produção ou efeitos especiais para ser gravados.

  • Antes de colocar a mão na massa, um item essencial é escrever o roteiro. Nele, rola desde a descrição das principais cenas e diálogos até como são os cenários. Quanto mais detalhado o roteiro, mais fáceis e organizadas serão as gravações.

  • Um enredo legal sempre conta com alguma espécie de conflito psicológico, seja entre dois personagens ou de um personagem consigo mesmo. Assim, capriche nesta “questão existencial” e, claro, em como ela será resolvida.

Estrelas do filme

  • Na falta de bufunfa para o cachê de atores, vale chamar os amigos que mais se encaixem no perfil pensado para os personagens - e, claro, que tenham o mínimo de desenvoltura para interpretar os papéis. E sempre é bom lembrar:gente bonita no filme pode dar uma boa mãozinha para a audiência.
  • Na hora de filmar, tente não deixar a galera nos cantos ou muito embaixo da tela. Num bom enquadramento, os olhos do personagem ficam mais ou menos no terço superior da imagem.

Clima

  • Se você não tiver um tripé, procure sempre apoiar a câmera em algum móvel enquanto rolam as filmagens. Além de evitar tremedeiras, pode render ângulos inusitados, como ao deixar a câmera em algum lugar mais alto.

  • Para criar o climão das cenas, o segredo é posicionar bem as luzes, que podem ser desde lanternas a velas. Uma luz que vem debaixo, por exemplo, passa um clima mais tenso, como nos filmes de terror. Já uma luz colocada atrás do personagem - a chamada contraluz - cria um visual mais misterioso.

  • Além da iluminação, a decoração de cada ambiente com objetos apropriados para a cena ajuda a compor o clima desejado.

Truques

Alguns efeitos especiais usados no cinema podem ser feitos em casa numa boa.

Sangue - Poucas coisas causam tanto impacto numa cena quanto sangue jorrando. O truque para fazer em casa é misturar xarope de milho, água, corante alimentício vermelho e um pouco de xarope de chocolate, que garante a textura mais realista.
Vidro - Espatifar uma janela com um soco, podem ser feitas usando “vidro” caseiro. O segredo é misturar água, açúcar e xarope de milho, levar ao fogo e depois colocar esse caldo num molde com o formato desejado.
Membros Decepados- Se você quiser barbarizar geral, e gravar cenas com membros decepados para todo o lado, é só enrolar espuma ao redor de canos finos de pvc e depois tingir com spray – só não chame a sua avó para assistir!
Cicatrizes - Assustadoras marcas de cortes podem ser feitas com látex - que você encontra facilmente em lojas de decoração para festas - ou argila. O segredo é caprichar na maquiagem para que as cicatrizes fajutas tenham a mesma cor da pele.

Golpe de mestre

  • Hoje há vários programas de edição para você dar uma cara ainda mais profissa a seu vídeo. Dá para fazer truques simples, mas bem bacanas. Por exemplo, tratar as cores das cenas, usando tons mais "quentes" (como o laranja) em cenas divertidas ou tons mais "frios" (como o azul) nas deprês.

  • O programa mais usado para edição no mundo é o Adobe Premiere,o mesmo que será usado no Curso Seamacom de Edição de vídeo aqui na faculdade Seama!

Exportando

Terminado o filme, a internet é um excelente meio para divulgá-lo. Você pode postar o vídeo
em sites como YouTube ou Vimeo e, em seguida, avisar a galera toda através de blogs ou sites de relacionamento, como Orkut, Twitter e Facebook. Se o filminho cair no

gosto dos internautas, é sucesso na certa - daí é partir para gravar o próximo.

Fonte:Revista mundo estranho

1 comentários:

O matador!!!(10 contos pra se livrar de algm) disse...

meu irmã me explica com é esse golpe de mestre,pq outra vez eu dei uma rimpada no meu vizinho e o fdp ainda continua vivo,caboco desgraçado,vagabundo é uma peste essa praga!quero dar uma só machadada certeira e acho q com esse golpe de mestre vou abrir uma brecha na testa dele.