Pages

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Como emplacar uma pauta em rádio?

A popularização das novas mídias e aparelhos eletrônicos fizeram do radiojornalismo uma área para profissionais com jogo de cintura o suficiente para tornar cada vez mais dinâmico, atrativo e atual o jornal falado. A divulgação de notícias pelo rádio continua importantíssima para anunciantes, empresas e instituições, porém cabe ao profissional de assessoria saber como se posicionar nessa nova dinâmica radiofônica e conseguir ter suas pautas e releases noticiados.

Sobre o desafio de emplacar uma pauta em rádio, o diretor nacional de Jornalismo da rádio BandNews FM, André Luiz Costa, palestrou no evento Papo na Redação organizado pela Mega Brasil em São Paulo na última quinta feira (27/04).

André explicou aos assessores de imprensa e comunicação que o caminho mais eficiente para conseguir êxito nas sugestões de pautas em rádio é o relacionamento entre assessor e jornalista. “O ideal é estabelecer um contato, conhecer os jornalistas, o veículo. O assessor deve levar em conta o veículo, o núcleo, a pessoa. Não existe nada que tenha mais valor do que conhecer a Redação”, afirma.

Para Costa, as sugestões não podem ser genéricas, nem impessoais. “Quando a pauta é muito geral, eu deleto. Hoje o que mais se vê é uma comunicação geral, não direcionada. O melhor é algo mais pessoal”.

Aos publicitários, o jornalista enfatiza que o que falta a alguns assessores é saber relacionar os seus produtos/clientes, aos acontecimentos e perfil da rádio. “Se você enviar uma sugestão sobre o lançamento de um produto, cliente, será difícil virar notícia na rádio. Mas se você relacionar com os acontecimentos do dia, com o perfil na rádio ou com aquilo afeta a sociedade, então você tem boas chances”.

André que foi um dos responsáveis pela criação da BandNews e ressalta que um principio da emissora é ouvir a todos, sem exceções. “Nunca deixo de receber ninguém, nenhuma proposta, nenhum projeto, porque pode vir uma ideia que pode mudar a história da rádio”, assegura.


Camila Ramos - SEAMACOM

2 comentários:

Carolina Flor disse...

Valeu, Camila. Agradeço e respeito a sua opinião. Você me fez refletir.

Um abraço.

Anônimo disse...

oh mexe mexe menina mexendo sem parar vc agora é a minha garota do tacaca! 2x
rala,rala a mandioca separa o tucupi,prepara meu tacaca gostoso como o açaí...(palmas)
ahhh como é bom dançar na beira mar noite de luar.
yehaaaa