Pages

terça-feira, 30 de março de 2010

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE JORNALISMO LITERÁRIO COM ROBERTA SCHEIBE

A professora Roberta Scheibe, chegou ao Amapá para ministrar aulas e coordenar o curso de Jornalismo. Roberta além de Graduada em Jornalismo é Mestre em Estudos Literários. Ela já trabalhou em diversas áreas da comunicação, rádio, televisão, impressos e internet, porém não trabalhou com assessoria de imprensa. “Na verdade foi o Amapá que me escolheu, o meu currículo estava na internet, e a professora Bianca acabou me chamando para a Faculdade SEAMA”.

SEAMACOM: falando um pouco de arte literária, o que a literatura pode influenciar nas pessoas?

Roberta Sheibe: a literatura só pode influenciar as pessoas que lêem obras literárias, por exemplo, o modo de pensamento, o sentido de idéias, gêneros textuais, desenvolturas e a oratória, apesar de toda essa criação é também um registro temporal.

SEAMACOM: os jornais procuram seguir uma linguagem muito padrão, cheio de regras e se prendem muito a textos em ordens diretas, você acha que uma linguagem mais literária poderia dar uma imagem melhor aos jornais?

Roberta Scheibe: os jornais, assim como no Amapá e, em todo Brasil, seguem uma norma técnica desde o lead que foi criado em 1950, as revistas usam a linguagem mais literária porque tem mais tempo de edição e produção, como as revistas Trip, TPM e Rolling Stones, que com certeza é uma linguagem que chama muita atenção. Esse tipo de linguagem não é muito usada em jornais diários, semanais ou quinzenais, porque seguem um padrão e por falta de tempo.


Por: Allan Nunes

0 comentários: