Pages

quarta-feira, 31 de março de 2010

Japoneses criam robô-jornalista


Os cientistas japoneses, que já não têm muito mais o que inventar para automatizar tarefas genuinamente humanas, criaram um robô-jornalista totalmente independente. A máquina, desenvolvida no Laboratório de Sistemas Inteligentes (ISI na sigla e inglês) da Universidade de Tóquio.

O nosso novo concorrente no mercado de trabalho faz entrevistas e busca informações na internet. Se considerar o fato relevante, escreve um texto e o publica na web.

Além de não pedir aumento, reclamar das condições de trabalho, horários ou exigir “jabá”, o robô-jornalista também é capaz de analisar o ambiente e descrever o que observou. No caso de notar alguma mudança no local, nosso amiguinho é capaz de interpretar, avaliar a importância e, se necessário, fotografar.

Os Estados Unidos desde 2002 tentam criar um robô-jornalista para cobrir situações de risco, como um front de guerra. Mas esses robôs são guiados por controle remoto e dependem da ação humana.

Obviamente, os jornalistas profissionais e em formação não podem deixar barato. EXIGIMOS QUE ESSE ROBÔ TENHA UM DIPLOMA PARA EXERCER A PROFISSÃO!


Camila Ramos - SEAMACOM

0 comentários: