Pages

sexta-feira, 26 de março de 2010

Propostas definidas, trabalho a fazer



“Um momento histórico para a cultura e democracia brasileiras”, assim foi definido pelo presidente Lula a II Conferência Nacional de Cultura, no período de 11 a 14 de março produtores e agentes da cena cultural brasileira discutiram em Brasília as diretrizes do Plano Nacional de Cultura, resultando na escolha das 32 propostas prioritárias para a cultura brasileira.

A consulta pública sobre as necessidades culturais, o traçado de metas e destinos para os recursos públicos reuniu especialistas das diversas vertentes culturais de todas as partes do Brasil.

Os tucujús levantaram a bandeira das discussões sobre as problemáticas culturais na Amazônia, entre elas a questão do Custo Amazônico. “Nós aqui do Norte fizemos um bloco para discutir isso justamente porque é muito mais difícil se fazer atividades culturais na Amazônia pelo fato de as coisas aqui serem mais caras, até mesmo para fazer transporte e circuitos em certos estados”, explica PauloZab, produtor e jornalista cultural amapaense, que representou a Macro Região Norte e o setor de Arte Digital. “Éramos a favor dessa lei, a de que dessem benefícios a mais pra Amazônia para que se pagasse uma dívida histórica do país”, argumenta.


Banda Larga

Uma das grandes dificuldades para o acesso e expansão da cultura amapaense tem sido a velocidade da conexão (ou falta dela), tema que também foi trabalhado na conferência “Eu fiquei no eixo 1.4 que é cultura, comunicação e democracia. E lá nós discutimos uma questão fundamental que é o plano nacional de banda larga, também no setor de artes digitais a gente sabe da importância da internet como difusor cultural e como morador aqui do norte, a gente sabe da dificuldade de acessar a internet” comenta PauloZab em tom de vitória, pois essa proposta entrou como uma das 32 prioritárias no Plano Nacional.


32 PROPOSTAS PRIORITÁRIAS

As vitórias para a cultura Amazônica e Nacional foram listadas em 32 propostas, que podem ser visualizadas AQUI.


O processo

A conferência é feita por etapas: Municipais, Estaduais, Distritais e Setoriais. As municipais, feitas em mais de 3000 municípios do país, antecederam as Estaduais, que também foram realizadas em todos os estados. A cada etapa discutiam-se algumas propostas que eram encaminhadas para as etapas seguintes. Dessa forma, de 7 a 9 de março aconteceu a pré-conferência Setorial, em que a discussão não era mais centralizada em municípios e estados, e sim por setores como Arquitetura, Arquivos, Arte Digital, Arte Visual, Artesanato, Audiovisual, Circo, Cultura Afro-brasileira, Culturas Indígenas, Culturas Populares, Dança, Design, Literatura, Livro e Leitura, Moda, Museus, Música, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Material e Teatro.. Cumpridas essas etapas, as propostas encaminhadas pelos setores foram discutidas em plenária com o Ministro da Cultura e o Presidente da República e dois representantes de cada macro região escolhidos entre os participantes da conferência.


Para saber mais leia os artigos de PauloZab no Overmundo:
http://www.overmundo.com.br/overblog/pre-conferencia-setorial-de-cultura-arte-digital#c64635
http://www.overmundo.com.br/overblog/ii-conferencia-nacional-de-cultura-1



Camila Ramos - SEAMACOM

0 comentários: