Pages

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Ética e jornalismo: um furo de reportagem




Por: Marco Antônio
Acadêmico de jornalismo

A questão é: a informação veiculada na mídia de massa forma ou deforma a opinião pública? A resposta depende do grau de responsabilidade e ética do profissional com que a informação é produzida. Esse é um debate que jamais se esgotará. Principalmente porque sempre haverá nas salas de redação, de todos os veículos de comunicação do mundo, um profissional disponível às armadilhas da concorrência, onde prevalece o furo de reportagem sem a devida checagem criteriosa ao fato e por conseqüência a fidelidade ao mesmo.E aí que a ética se transforma em letra morta no dicionário profissional.Que não se crucifiquem unicamente o jornalista, mas também, e talvez, sobre tudo, os próprios veículos de comunicação, irremediavelmente expostos à concorrência que os induz à insana luta pela audiência e permanência no mercado. Traduzindo: se a produção do profissional não render audiência ou tiragem, seu emprego pode estar por um fio, digo, por uma linha. É mais ou menos assim que funciona. E daí que nasce, entre outras razões, a prática a agressão aos mais fundamentais princípios que devem reger o exercício do bom jornalismo.
Pode-se dizer que foram esses mesmos fenômenos – audiência x mercado, entre outros fatores menos votados, que geraram os amados e odiados formatos editoriais chamados “denuncismo” ou “notícia – espetáculo” que hoje impregnam a imprensa nossa de cada dia.
A crônica do jornalismo brasileiro é farta em registro desse nível de jornalismo que tem causado sérios – e muitas vezes incorrigíveis – prejuízos sociais e pessoais aos atores neles envolvidos e vitimados: o seqüestro na Santa Casa de Misericórdia de S. Paulo, que rendeu um verdadeiro show na mídia (artigo publicado na Folha de S.Paulo por Luiz Nassif), o caso da Escola Base, também em São Paulo.Há algum tempo, insistentes matérias veiculadas por jornais impressos de alcance nacional e redes de televisão, provocaram a renúncia de um senador brasileiro. Hoje inocentado, está de volta ao cenário político. São casos clássicos de notícia- espetáculo e denuncismo, tão perniciosos à qualidade e credibilidade da imprensa que nos é imposta. É que a imprensa, como destaca a Prof. Dra. Graça Caldas, jornalista e professora de Pós Graduação da Umesp, “ao se arvorar como justiceira ou manipuladora das informações, e ao confundir o imaginário popular, misturando ficção e realidade, presta um enorme desserviço. E conclui dizendo ser imprescindível recuperar o papel ético e de responsabilidade social que a própria imprensa defende, mas que nem sempre os pratica, impedindo que a sociedade forme cidadãos críticos e capazes de se tornarem sujeitos de sua própria história.
Mas será que esses fenômenos são culpa única da imprensa? Claro que não. Nós, público consumidor, devemos assumir solidariamente a mea culpa da sua existência. Afinal somos nós que contribuímos com a nossa audiência e ambigüidade de nossa curiosidade – mórbida curiosidade às vezes – para a realidade editorial que hoje viceja na imprensa.


Marco Antônio Araújo de Brito, é acadêmico de jornalismo do 6º semestre da Faculdade Seama.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótima inicitiva, parabéns! continuando com esta qualidade, serei leitora assídua do blog.

Dulcivânia - Jornalista / assessora da Embrapa Amapá.

Anônimo disse...

Carlos Francisco Lobato Lobato‎ to Projeto Manuelzão
June 5 at 12:29 AM
1- Entenda a Barragem de Retiro de Baixo na Fazenda Laranja do Município de Pompéu MG, não foi Projetada para Fins de Estocar o Mar de Lama. Irá Romper e matará todo o Grande Lago da Repressa de Treis Marias no desaguar o Rio Paropeba perto de Felixlândia MG com esse Mar de Lama da Tragédia de Brumadinho MG; vai matar toda Bacia do Rio São Francisco.
2 Necessita de Construir uma Barragem Forte para deter todo Mar de Lama bem abaixo no Município de Pompéu MG; da Barragem Retiro de Baixo na Fazenda Laranja. Assim poderá Salvar toda Bacia do Rio São Francisco.
3 Como foram percebidos e fechados os canais Estreitos da Transposição do Rio São Francisco Para todo o Nordeste, Pela Pluma Toxica passada por camada fina da Barragem Retiro de Baixo no Rio Paropeba, Do Município de Pompeu MG.
4 Para o Governador Romeu Zema, Enviar Kit Medico para Exame de Ferro, para Hospitais das Cidades Ribeirinhas do Grande Lago de Treis Marias e toda Bacia do Rio São Francisco; Para constatar Morte de Crianças ou Adultos se Houver.
5 Construir na Margem Direita Rio Paropeba 1 Margem Esquerda Rio Paropeba 2 dos Córregos e afluentes e Mananciais com água Pura e cristalina desviada para novos percursos Com Retro Escavadeira com 85 km.
Fechando todo desaguar de água no Leito do Rio Paropeba Secando - o.
6- Bloquear 500 milhões de Reais para garantir essas obras essenciais libera- lãs na medida em que forem concluídas. Estender o Pré - Acordo da VALE, do Rio Paropeba. Para todas as Cidades Ribeirinhas do Grande Lago de Treis Marias e Toda Bacia do Rio São Francisco.
7- Captar água acima do Córrego do Feijão no Rio Paropeba não Atingido por Rejeitos de Mineiro de Ferro e fazer a transposição do Rio Madureira para abastecer A Capital Belo Horizonte MG.
8 Ter uma Comissão Efetiva de Deputados: Para acompanhar a Retirada dos Rejeitos de Mineiro de Ferro de Todas Barragens Amontantes. Pondo um Fim ao Ciclo de Destruição. Pois segundo a Universidade Federal de Juiz de Fora. O Laudo é todo Rio atingido por Mineiro de Ferro Leva 150 anos para Recuperar a Vida.
Obs.: Está Morto o Rio Doce e o Rio Paropeba. Evitar novas Tragédias; Que serão a do Rio São João e os Balançais da Serra Gandarela e Morte do Grande Lago de Treis Marias e toda Bacia do Rio São Francisco.
necessário Tornar área de Preservação: O Rio São João, Rio Conceição e Rio Prata.
Para todos os Deputados Votem e o Presidente da Assembleia Legislativa de MG. Por em Pauta para Votação. AUGUSTIM PATRUS.
Obs.: Fala em comemorar o Dia do Meio Ambiente.
Começa o maior dos últimos Tempos foi o desmatamento da Amazônia foi nesse ano 2019.
O presidente Jair Bolsanaro quer acabar com Santuário dos Golfinhos Reserva Tamoios em Angra dos Reis e defende sua exploração Turística.
Governador Romeu Zema sede metade da Reserva da SERRA da GANDARELA, Para a Mineradora VALE; para proteger corredores ecológicos Já Existentes.

Começando a Destruição em Barão de Cocais MG; de Vegetações e Mananciais de água essenciais para Rio São João.
Reservas podem ser cedidas ou Extintas por uma Canetada de Nossos Governantes.
Onde esta a justiça?
O verdadeiro Ambientalismo seria por para preservação O Rio São João, Rio Conceição, Rio Prata. Sendo que o Rio doce já foi morto pela Mineradora VALE e SAMARGO. E também Rio Paropeba está morto.