Pages

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Eleições Municipais

Por: David Diogo - 4JRN

O período eleitoral do município de Macapá aconteceu com diversos fatos. Dentre eles, a pintura de números de candidatos nas paredes, bandeiras nos carros, comícios, propaganda eleitoral, enfim, uma campanha de diferentes opções para os eleitores.
Após vários debates com os candidatos a prefeito, sai à primeira divulgação da pesquisa ibope dos concorrentes à administração da prefeitura. Enquanto os candidatos proporcionais apelavam com seus discursos na propaganda eleitoral na TV e no rádio.
No dia das eleições, as ruas calmas, com uma alta fiscalização por parte do TRE, os eleitores votavam rápido, pois eram apenas dois candidatos (vereador e prefeito). Com os resultados dos votos de cada seção divulgados pelos meios de comunicação, a população tinha acesso aos números de todos os candidatos. No final dos resultados, dois candidatos, Camilo Capiberibe e Roberto Góes, foram às opções que os eleitores escolheram para disputarem o segundo turno.
O que se percebe é uma espiral do silêncio por parte dos eleitores quanto à escolha dos candidatos, ou seja, eleitores que, durante a eleição não se manifestava dizendo o seu candidato, só se decidindo na frente da urna. E principalmente eleitores do terceiro colocado, que surpreendeu no número de votos, conquistados pelo seu pequeno horário eleitoral e por suas propostas convincentes.

0 comentários: