Na foto ao lado Clay Sam e Marcelo Canellas. Um experiente e um aspirante, o presente e o futuro do jornalismo em busca de melhorias para o bem estar social.
terça-feira, 18 de novembro de 2008
ISSO É COMUNICAÇÃO.
Na foto ao lado Clay Sam e Marcelo Canellas. Um experiente e um aspirante, o presente e o futuro do jornalismo em busca de melhorias para o bem estar social.
“ESTAMOS MEU BEM POR UM TRIZ...”
A frase do poeta Cazuza resume o estado de ansiedade que a galera da 4JRN está com a chegada das férias. Faltam apenas algumas avaliações e aí que venham os merecidos dias de folga.
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
A realização do I Congresso de Comunicação foi um sucesso !
Após a realização do evento, chegou a hora de fazer uma análise sobre as discussões e o aprendizado absorvido pelos acadêmicos de Comunicação Social da Faculdade.
A presença de ilustres congressistas como Marcelo Canellas, Caio Cavechini, Celso Figueiredo e Eduardo Mestieri foram fundamentais para um melhor aprendizado e um conhecimento mais amplo sobre a área de atuação do profissional de Comunicação.
Os acadêmicos da 4JRN, Clay Sam, David Diogo, Flavia Dias, Emanuel, dentre outros, executaram suas funções de assessoria de imprensa com extrema responsabilidade e alto grau de objetividade nas informações, assim como a coordenação das professoras Roberta, Analydia e Lucile, que foram incansáveis na elaboração e execução do evento.
Regular?. Bom? Ótimo? Não sabemos. O ponta pé inicial foi dado. Isso é o importante!
E que venha o próximo.
terça-feira, 28 de outubro de 2008
CHEGOU A HORA
Por: Clay Sam – 4JRN
A partir desta quarta feira, dia 29, Macapá será o palco do maior evento de Comunicação da região, o I Congresso Equinócio de Comunicação, que vai discutir os desafios da Mídia e suas Transformações na sociedade.
Serão quatro dias para que profissionais da área participem, aprendam e discutam as novas tendências do Comunicação Social e seu papel na comunidade.
A presença do Jornalista Marcelo Canelas, da Rede Globo e do relações públicas Carlos Eduardo Mestieri, dentre outros, serão de fundamental importância para o entendimento das novas mídias e suas abordagens sobre os assuntos que pautam nossas vidas.
Acompanhe a programação e participe deste momento único e democrático para os profissionais de Comunicação Social.
29/10 – Quarta-feira
· 18:30 – Credenciamento
· 19:00 – Abertura
· 19:30 – Coquetel
· 20:00 – Debate com Egressos de Comunicação
30/10 – Quinta-feira
· 14:00 – Mostra: O melhor do Anima Mundi Brasil SESC
· 14:30 – Apresentação de trabalhos dos acadêmicos Seama
· 19:00 - Mostra: O melhor do Anima Mundi Brasil SESC
· 19:30 – Palestra: “Relações Públicas no Marketing” com o Relações Públicas Carlos Eduardo Mestieri.
31/10 - Sexta-feira
· 14:00 – Mostra de Curtas da faculdade Seama
· 14:30 – Palestra do Jornalista integrante do Profissão Repórter da Rede Globo e documentarista Caio Cavechini e a presentação do documentário “Antes, um dia e depois”
· 19:00 – Mostra: O melhor do Anima Mundi Brasil/SESC
· 19:30 – Palestra “A Comunicação e os Direitos Humanos” com o Jornalista e repórter da Rede Globo Marcelo Canellas.
01/11 – Sábado
· 09:00 – O melhor do Anima Mundi Brasil/SESC
· Palestra com o publicitário e professor Celso Figueiredo Neto.
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
ANTES DE DIREITOS HUMANOS, DIREITOS AOS HUMANOS QUE SÃO HUMANOS DIREITOS.
Clay Sam – 4jrn
O caso de Santo André traz a tona mais uma vez a questão da pena de morte no Brasil e ainda, dos direitos humanos. Principalmente quando estes beneficiam aqueles indivíduos que infringem a lei, os suspeitos de alguma barbárie. Algo mais ou menos assim como os defensores dessas figuras preferem chamar. O curioso é que coincidentemente, um desses defensores ainda não teve algum membro de sua família na mira de um delinqüente qualquer, caso contrário a opinião seria bem diferente ao assunto.
A policia, uma espécie de marionete na mão dos prós direitos humanos, se exime em cumprir seu papel de segurança pública e se omitindo-se em por em prática treinamentos que foram colocados à exaustão nas acadêmias.
Por duas vezes o Brasil passou pela mesma situação, em que apenas com a ação de um atirador de elite solucionaria um caso bem antes do tempo previsto. E mais, sem conseqüências trágicas, como foi o caso do ônibus 174 e na semana passada no caso de Santo André.
O despreparo e a falta de comando resultaram na morte de uma moça de apenas 15 anos de idade com um futuro interrompido pela decisão de pessoas sem qualquer compromisso com a humanidade, mas sim com a opinião pública que na maioria das vezes é tão irresponsável as autoridades que dão a ultima ordem.
O depoimento de um analista de segurança, durante uma entrevista no Canal da Record News, no domingo, foi de fundamental importância para o embasamento de minhas análises.
É preciso que as pessoas pensem no bem comum e não numa opinião particular que pareça ser para o bem de todos. O fato da opinião publica cair em cima da Polícia de São Paulo, caso tivesse atingido o rapaz por um de seus atiradores de elite, acabou se transformando num fim mais trágico ainda, culminando com a morte de uma jovem e deixando outra ferida.
E ai perguntamos: De que modo os defensores dos direitos humanos vão amparar a família da jovem morta? Não seria melhor que o desequilibrado do fulano de tal tivesse levado o “farelo”? Acredito que a cidade de Santo André precisaria mais de uma garota que estava estudando e sonhava com um futuro promissor do que de um louco que resolveu acertar as sua deficiências da sua própria maneira.
A firma em que o “fulano de tal” trabalhava não sentirá tanta falta dele quanto a família de Eloá.
Direitos aos humanos???. Bom, nesse caso, que tal olho por olho e dente por dente?
OPINIÃO - Crise econômica
Há quase trinta dias que o mundo volta suas atenções para as notícias vindas de Nova York, precisamente das bolsas de valores, que como montanha russa, sobe e desce numa variável impressionante.
Mesmo com a economia brasileira sob controle, conforme propaga o Governo Lula, nosso País já começa sentir os reflexos da crise americana. Preços de importados como descartáveis e até os automóveis já estão com preços alterados.
Entretanto, isto que percebemos, a responsabilidade de tudo é da própria bolsa de valores dos USA. Eles emprestaram dinheiro aos pequenos bancos e não se preocuparam com o pagamento ocasionando o problema, agora querem dividir responsabilidade para os países subdesenvolvidos e emergentes.
OPINIÃO: Caso Eloá
David Diogo – 4JRN
A cinco dias de sofrimento, Eloá, 15 anos, morre com um tiro na cabeça. O sofrimento durante o seqüestro abalou toda região do ABC Paulista, principalmente a cidade de Santo André.
Com esse acontecimento os meios de comunicação de massa fizeram um acompanhamento do caso, dando ênfase 24h de plantão e em transmissão. O Brasil acompanhou e os especialistas, psicólogos, comentaristas e comandantes da polícia davam suporte ao assunto por meio da mídia à população. Os jornalistas e policiais acompanharam diretamente, o primeiro coletando informações e o segundo dando segurança aos moradores e principalmente às vítimas.
Opiniões, sugestões, convencimentos ao próprio protagonista e auxílio aos familiares de Lindemberg e Eloá é preciso parar para pensar e se perguntar, o que leva uma pessoa que diz que amou tanto Eloá, a fazer isso?
Congresso recebe o maior RP do Brasil
Uma dos conferencistas já confirmados no I Congresso de Comunicação do Amapá, é do Diretor Presidente da Rede Informe Consultoria – SP, Carlos Eduardo Mestieri, que proferirá palestra dando enfoque sobre as tendências de mercado para os profissionais de Relações Públicas e principalmente sobre o marketing na Comunicação, na integração destes dois segmentos. Mestieri é um dos pioneiros de RP no Brasil, tendo iniciado sua carreira em 1963, na primeira agencia do setor, a AAB.
terça-feira, 21 de outubro de 2008
CONTAGEM REGRESSIVA
Por Clay Sam -4JRN
Tudo pronto para a realização do I Congresso Equinócio de Comunicação do Amapá. A turma 4JRN esteve reunida nesta semana com a Assessoria de Imprensa do evento, que terá o comando da Professora Lucile Leane. Em pauta, a infra estrutura a ser montada, a cobertura jornalística, os conferencistas e os bastidores do evento. Nada escapa ao olhos da Coordenação geral, cada detalhe é discutido, revisto e repassado aos membros da equipe.
O Centro de Convenções, na Avenida Fab, será o grande palco para o maior evento de comunicação do Estado. È só conferir!
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
A Coordenação dos Cursos de Comunicação Social, juntamente com a Coordenação do Curso de Enfermagem da Faculdade Seama, realizam o CONCURSO DA LOGOMARCA E DO MASCOTE DE ENFERMAGEM.
O aluno de Publicidade e Propaganda pode enviar as suas sugestões até sexta-feira, dia 24 de outubro. Leia o regulamento abaixo e participe!
Regulamento:
Objetivos:
Oportunizar os alunos de Publicidade e Propaganda o contato direto com a realidade do mercado de trabalho na área de Comunicação Social. Através da criação da logomarca de Enfermagem os alunos terão contato com a prática e, ao mesmo tempo, as Coordenações de Comunicação e Enfermagem farão uma integração com os alunos (os de Publicidade e Propaganda criando a logomarca e o mascote e os alunos de Enfermagem escolhendo a logomarca).
Justificativa:
A criação das logomarcas tem a justificativa de criar uma identidade visual para o curso de Enfermagem, além de criar três possibilidades de Logomarca e Mascote do curso de Enfermagem da Faculdade SEAMA, sendo que estes desenhos serão colocados para votação nas turmas de enfermagem, a partir da escolha, dos acadêmicos de enfermagem, de uma logomarca e um mascote do curso, estes serão utilizados para divulgação e valorização do curso.
Este concurso além de valorizar o trabalho desenvolvido pelos acadêmicos de Comunicação Social, vai unir as coordenações de duas áreas de cursos distintos da Faculdade.
O candidatos deverão produzir uma opção de logomarca e uma opção de mascote para o curso de enfermagem entre 20 e 24 de outubro de 2008. Estes desenhos deverão ser entregues na coordenação do curso de Comunicação Social ou Enfermagem, até à noite do dia 24 de outubro de 2008 em envelope com nome do candidato, telefone e turma. As imagens devem estar em CD, salvas no formato JPEG. Estes envelopes serão abertos e encaminhados à Inove para impressão colorida, no dia 27 de outubro de 2008 e todas as logomarcas serão impressas, sendo dividido em duas partes para votação, sendo elas: logomarca de Enfermagem e Mascote de Enfermagem. Cada um destes será colocado em votação no dia 27 de outubro de 2008 às 18h horas na sala de reunião das coordenações de curso, onde serão escolhidos 3 Logomarcas e 3 Mascotes para o Curso de Enfermagem.
Os alunos da Comunicação Social que tiverem suas criações escolhidas (logomarca e mascote) receberão certificado de 40 horas de atividades complementares para cada criação.
Comissão Julgadora:
O Curso de Enfermagem levará para votação dos acadêmicos de enfermagem, as três opções de Logomarca e Mascote escolhidas pela comissão Julgadora. A votação dos acadêmicos de Enfermagem ocorrerá em sala de aula, no dia 28 de outubro de 2008, nas turmas 2 EFM, 2 EFT, 2 EFN, 4 EFM e 4 EFT.
A comissão julgadora será formada pelas coordenadoras de Comunicação Social Roberta Scheibe e Analydia Barbosa, e pelos professores que estão realizando a atividade em sala de aula Júlio Losito, Márcio Santos e Luciano Pedroza da comunicação Social. O curso de Enfermagem será representado pela coordenadora do curso, Claudiane Mahl, professora Ana Maria Chiaradia Veronese e dois líderes das turmas de enfermagem a serem sorteados pela coordenação.
sábado, 18 de outubro de 2008
CONGRESSO GANHA ESPAÇO NA MÍDIA RADIOFÔNICA
Segundo Roberta, a corrida pela inscrição no Congresso está grande. “A procura para as vagas do congresso está muito grande! Por isso, o pessoal não pode deixar para a última hora”, comenta a coordenadora.
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
CONGRESSO DE COMUNICAÇÃO
No Amapá, um número significante de auto-jornalistas ocupam o lugar de profissionais capacitados para desempenhar suas atividades. É claro que há bons profissionais no mercado, mas convenhamos que comprar horário em radio ou TV para satisfazer a interesses pessoais além de anti ético é absolutamente imoral. E é exatamente o que aprendemos na academia, afinal estamos mexendo com a opinião pública a todo o momento e podemos mudar os destinos de uma nação dada a forma de como transmitimos uma notícia à sociedade.
Então fica o convite aos nossos auto ditadas e senhores da verdade, para que participem do Congresso e aprendam qual o papel do jornalista na sociedade. A humildade de reconhecer nossos limites é uma virtude que poucos possuem, então, sejam prudentes e venham aprender um pouco mais.
A cultura em estado de site
Por: Marco Antônio
Acadêmico de jornalismo-6º Semestre
Não podemos de maneira alguma negar que a Internet veio para abrir horizontes e marcar, realmente, o início do século XXI. Ninguém se lembra mais das linotipos, máquinas de escrever e dos telegramas, entre outros, que nem lembro mais parta citá-los. Tenho certeza que isso será conhecido pelos nossos filhos em suas aulas de histórias ou, mais detalhadamente, em suas aulas relativas.
Vale salientar que esse museu foi preparado há menos de cinqüenta anos, pois demos um salto vertiginoso para a era digital dos Ipods, dos gravadores de DVD... Da fotografia digital!
Com o apertar de uma tecla acessamos o mundo, conhecemos a variada gama de cultura, os povos, suas artes.
Mas, convenhamos, temos mais oportunidade de participar. E temos que participar.A blogmania é uma realidade para todos os que têm acesso à rede mundial de computadores. E, mesmo sem ter um PC em casa, as salas de acesso estão, por assim dizer, muito acessíveis. Desta forma não podemos dar desculpas por nosso ostracismo intelectual, temos mais é que dar um tapa em nossa própria cabeça, para ver se ela pega no “tranco” e colocar a imaginação para funcionar. Acho que agora cabe muito bem aquela máxima: Dar asas à imaginação!
E o infinito é o limite. Blogar, criar sites, participar, pesquisar, não podemos é ser meros espectadores.
No cinema, a fotografia digital ressuscitou dinossauros, criou seres do futuro, fez bichos e crianças falarem como gente grande... Fez o homem voar!
O que precisamos é garantir mais participação de nosso estado no vários eventos que existem pelo mundo, divulgar o talento de nossos músicos, de nossos artistas plásticos, de nossos atores e técnicos, formando platéia.
E aqui temos mais um problema em que precisamos estar linkados: formação de platéia! Os grupos, os segmentos estão preocupados em criar, preparar, montar e exibir como se já estivesse ali fora uma multidão ávida pelo seu espetáculo, seu show, sua exposição, sua arte.
Não é bem assim, é preciso apresentar ao respeitável público essa nova dinâmica de gravações domésticas de CDs, de formatação de revistas, pois o povo não onívoro a ponto de apreciar o que lhe jogarem. Eles têm seus gostos, suas predileções, seus ídolos. E ainda tem os que são analfabetos de tudo isso. Ou você duvida que tem meninos e meninas da periferia que nunca foram a um cinema? Ou que nunca assistiram a um show de hip-hop? E toda essa juventude, bem como os seus pais, precisam conhecer para poder escolher com o que mais se identificam.
E nesse ponto, todos, artistas, governantes e empresários somos omissos. Esse pessoal todo é o público que está faltando naquele show que deu prejuízo.
Precisamos, sim, da inclusão digital e precisamos simultaneamente mover forças no sentido de facilitar o teatro, o cinema, as artes, ao morador da periferia... Das passarelas!
E assim, criaremos mais artes, mais técnicos e também mais público, pois é ele quem transforma o artista em artista. Com ele é que se alcança a projeção mundial que todo artista gosta e merece, seja ouvindo o som dos aplausos ou do tilintar.
Eleições Municipais
O período eleitoral do município de Macapá aconteceu com diversos fatos. Dentre eles, a pintura de números de candidatos nas paredes, bandeiras nos carros, comícios, propaganda eleitoral, enfim, uma campanha de diferentes opções para os eleitores.
Após vários debates com os candidatos a prefeito, sai à primeira divulgação da pesquisa ibope dos concorrentes à administração da prefeitura. Enquanto os candidatos proporcionais apelavam com seus discursos na propaganda eleitoral na TV e no rádio.
No dia das eleições, as ruas calmas, com uma alta fiscalização por parte do TRE, os eleitores votavam rápido, pois eram apenas dois candidatos (vereador e prefeito). Com os resultados dos votos de cada seção divulgados pelos meios de comunicação, a população tinha acesso aos números de todos os candidatos. No final dos resultados, dois candidatos, Camilo Capiberibe e Roberto Góes, foram às opções que os eleitores escolheram para disputarem o segundo turno.
O que se percebe é uma espiral do silêncio por parte dos eleitores quanto à escolha dos candidatos, ou seja, eleitores que, durante a eleição não se manifestava dizendo o seu candidato, só se decidindo na frente da urna. E principalmente eleitores do terceiro colocado, que surpreendeu no número de votos, conquistados pelo seu pequeno horário eleitoral e por suas propostas convincentes.
O Congresso Equinócio da Comunicação: Os desafios da Mídia e suas transformações já está com as inscrições abertas. Até sábado, dia 18 de outubro, os preços para a Comunidade Seama (alunos e ex-alunos) é de R$30,00 e para a comunidade em geral R$70,00.
A partir de segunda-feira, dia 20 de outubro, o investimento é de R$50,00 para alunos e ex-alunos e de R$100,00 para a comunidade.
Já estão confirmadas as presenças de Marcelo Canellas, Caio Cavechini, Celso Figueiredo e Carlos Eduardo Mestieri.
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Ética e jornalismo: um furo de reportagem
Por: Marco Antônio
Acadêmico de jornalismo
A questão é: a informação veiculada na mídia de massa forma ou deforma a opinião pública? A resposta depende do grau de responsabilidade e ética do profissional com que a informação é produzida. Esse é um debate que jamais se esgotará. Principalmente porque sempre haverá nas salas de redação, de todos os veículos de comunicação do mundo, um profissional disponível às armadilhas da concorrência, onde prevalece o furo de reportagem sem a devida checagem criteriosa ao fato e por conseqüência a fidelidade ao mesmo.E aí que a ética se transforma em letra morta no dicionário profissional.Que não se crucifiquem unicamente o jornalista, mas também, e talvez, sobre tudo, os próprios veículos de comunicação, irremediavelmente expostos à concorrência que os induz à insana luta pela audiência e permanência no mercado. Traduzindo: se a produção do profissional não render audiência ou tiragem, seu emprego pode estar por um fio, digo, por uma linha. É mais ou menos assim que funciona. E daí que nasce, entre outras razões, a prática a agressão aos mais fundamentais princípios que devem reger o exercício do bom jornalismo.
Pode-se dizer que foram esses mesmos fenômenos – audiência x mercado, entre outros fatores menos votados, que geraram os amados e odiados formatos editoriais chamados “denuncismo” ou “notícia – espetáculo” que hoje impregnam a imprensa nossa de cada dia.
A crônica do jornalismo brasileiro é farta em registro desse nível de jornalismo que tem causado sérios – e muitas vezes incorrigíveis – prejuízos sociais e pessoais aos atores neles envolvidos e vitimados: o seqüestro na Santa Casa de Misericórdia de S. Paulo, que rendeu um verdadeiro show na mídia (artigo publicado na Folha de S.Paulo por Luiz Nassif), o caso da Escola Base, também em São Paulo.Há algum tempo, insistentes matérias veiculadas por jornais impressos de alcance nacional e redes de televisão, provocaram a renúncia de um senador brasileiro. Hoje inocentado, está de volta ao cenário político. São casos clássicos de notícia- espetáculo e denuncismo, tão perniciosos à qualidade e credibilidade da imprensa que nos é imposta. É que a imprensa, como destaca a Prof. Dra. Graça Caldas, jornalista e professora de Pós Graduação da Umesp, “ao se arvorar como justiceira ou manipuladora das informações, e ao confundir o imaginário popular, misturando ficção e realidade, presta um enorme desserviço. E conclui dizendo ser imprescindível recuperar o papel ético e de responsabilidade social que a própria imprensa defende, mas que nem sempre os pratica, impedindo que a sociedade forme cidadãos críticos e capazes de se tornarem sujeitos de sua própria história.
Mas será que esses fenômenos são culpa única da imprensa? Claro que não. Nós, público consumidor, devemos assumir solidariamente a mea culpa da sua existência. Afinal somos nós que contribuímos com a nossa audiência e ambigüidade de nossa curiosidade – mórbida curiosidade às vezes – para a realidade editorial que hoje viceja na imprensa.
Marco Antônio Araújo de Brito, é acadêmico de jornalismo do 6º semestre da Faculdade Seama.
terça-feira, 14 de outubro de 2008
COORDENAÇÃO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO NO RÁDIO
As coordenadoras do Curso de Comunicação Social da Faculdade Seama, professoras Roberta Scheibe e Analydia Barbosa, estarão participando do Programa Edinho Duarte Comunica, que é transmitido pela Rádio Cidade 101 FM, no Sábado, das 9:00 às 12:00h.
É só ficar ligado e não perder as informações e o encontro de “sotaques” entre Edinho, Roberta e Analydia.
VEM AÍ MAIS UM SHOW DE COBERTURA JORNALÍSTICA.
A turma 4JRN fará a cobertura jornalística e assessoria de imprensa do Congresso de Comunicação da Faculdade Seama. A parceria foi fechada na ultima terça feira, depois de inúmeras reuniões com a coordenação do Curso de Comunicação Social e a interferência da nobre Mestre Professora Lucille Leane.
Os acadêmicos vão estar nos bastidores, nas palestras e também na divulgação dos resultados do evento. Você poderá acompanhar tudo via net pelo canal oficial da turma comunicacaoseama.blogspot.com.
Confira e participe com informações e sugestões de pautas.
Você repórter!
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Atenção!
As informações já foram repassadas pela professora Analydia Barbosa em sala de aula. Mais dúvidas, entrar em contato com a Coordenação.
Lembramos ainda, que os alunos de Relações Públicas farão o cerimonial e o protocolo, além de pesquisas. E os alunos de Jornalismo farão a assessoria de imprensa do evento. Interessados em participar da assessoria de imprensa, enviar um e-mail para coordenacomunicacao@seama.edu.br.
É isso aí galera!
Uhuuuu!
terça-feira, 30 de setembro de 2008
1º edição – Macapá, 22 de setembro de 2008. Boletim referente ao período de 17 de julho a 22 de setembro.
Criação e produção: Prof. Roberta Scheibe e Prof. Analydia Barbosa
Agora, todos os meses você, aluno de Comunicação Social da Faculdade Seama, receberá as informações sobre o trabalho das coordenadoras de Comunicação, professoras Roberta Scheibe e Analydia Barbosa. E tudo começou assim...
Coordenação Integrada dos Cursos de Comunicação Social
Desde o dia 17 de julho de 2008 a Comunicação Social está integrada! Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas têm uma só coordenação, conforme a tendência do mercado de trabalho. A coordenação é da professora vinda do Rio Grande do Sul Roberta Scheibe e a coordenação adjunta é da professora oriunda do Rio Grande do Norte Analydia Barbosa. “Aqui é tudo grande!”
Atendimentos
Entre o final do mês de julho, o mês de agosto, e a metade do mês de setembro, a Coordenação Integrada de Comunicação Social atendeu mais de 250 pessoas (entre alunos, professores, pais e funcionários). Os assuntos foram as dúvidas sobre o curso e as matrizes curriculares, os PRI’s e a regularização das matérias.
Números da Coordenação: (de 17 de julho a 22 de setembro)
03 reuniões de colegiado
03 reuniões de professores
01 reunião com representantes de turmas
05 visitas das coordenadoras nas salas de aulas
05 pareceres de ingressos na Comunicação Social
09 pareceres de aproveitamento
10 reingressos
Doações do autor Paulo Nassar depois de contato da Coordenação de Comunicação Social Integrada com o renomado autor:
Tudo é comunicação - Paulo Nassar
Dicionário de Mensuração e Pesquisa em Relações Públicas e Comunicação Organizacional - Don W. Stacks. Org: Paulo Nassar e Suzel Figueiredo.
MURAL
A Coordenação Integrada dos Cursos de Comunicação abriu os seguintes PRI’s para os alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas:
Teoria da Comunicação I – Prof. Lucille Leane CH: 72
Teoria Política – Prof. Ricardo Nogueira CH: 72
Comunicação Comparada – Prof. Jackson Barbosa CH: 36
Sociologia Geral e da Comunicação (PP) e Sociologia da
Comunicação (Jor e RP) – Prof. Luciano Magnus CH: 54
Metodologia Científica – prof. Catarina Moutinho CH: 36
Fundamentos do Jornalismo – Prof. Kelly Tork CH: 72
Fundamentos do Cinema – Prof. Adriana Pio CH: 36
Cultura Brasileira (jor) e Cultura Brasileira (PP/RP) – prof. Luciano Magnus CH: 54
Administração e Marketing em Jornalismo – Prof. Carlos José Dallanora CH: 72 Economia e comunicação / Economia Básica / Propaganda e Economia / Introdução à economia – Prof. Iguarassu CH: 36
VEJA OS HORÁRIOS NA SUA SALA DE AULA OU NA COORDENAÇÃO!
1º Congresso de Comunicação da Faculdade Seama, com a presença de profissionais reconhecidos em todo o país. O Congresso abarcará as três habilitações de Comunicação Social: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Será o primeiro Congresso do gênero em todo o Estado do Amapá, portanto, será pioneiro e mobilizará a mídia de todo o Estado.
Presenças confirmadas:
Carlos Eduardo Mestieri
Ganhador do Prêmio RP do Brasil 2006.Carlos Eduardo Mestieri é um dos pioneiros das Relações Publicas no Brasil, tendo iniciado sua vida profissional, em 1963, na primeira empresa criada no setor, a AAB. Após uma carreira de sucesso como lobista naquela empresa, em 1975, fundou a INFORM Consultoria de Relações Públicas, sendo hoje também Presidente da Rede Inform de Comunicação, que atua em todo o País, na América Latina, Estados Unidos, Portugal e Espanha. Em sua trajetória profissional Carlos Eduardo Mestieri ocupou cargos diretivos em várias entidades do setor, entre as quais estão a IPRA - International Public Relations Association, ABRP - Associação Brasileira de Relações Públicas. Foi também um dos fundadores da ABERP - Associação das Empresas de Relações, do SINCO - Sindicato Nacional das Empresas de Comunicação Social e da ABEC - Associação das Empresas de Comunicação, que reuniu as associações da Empresas de Relações Públicas e Assessorias de Imprensa. Site/blog: www.redeinform.com.br .
Marcelo Canellas
Marcelo Canellas formou-se em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), em dezembro de 1987. Trabalhou no jornal A Razão e na RBS TV, em Santa Maria (RS); e na EPTV Ribeirão, em Ribeirão Preto (SP). Desde 1990 é repórter especial da Rede Globo de Televisão. É cronista semanal dos jornais Diário de Santa Maria (RS) e A Cidade, de Ribeirão Preto (SP). Já cobriu de tudo: de Copa do Mundo de futebol (França/1998), a escavações de múmias no Egito (Globo Repórter/1999). Com a equipe de jornalismo da TV Globo participou de coberturas marcantes: o impeachment de Fernando Collor (1992), o assassinato de Paulo César Farias (1996), o massacre dos sem-terra em Eldorado dos Carajás (1996), e o desabamento do edifício Palace II (1998). Acabou se especializando na cobertura de temas ligados aos direitos sociais e aos direitos humanos. É autor de algumas das séries de reportagens mais premiadas da televisão brasileira como: “Fome” (2001) e “Cerrado” (2004). É, desde 2002, Jornalista Amigo da Criança – diploma concedido pela Agência de Notícia dos Direitos da Infância (ANDI) aos jornalistas que se destacam na defesa dos direitos das crianças. Em 2005, em João Pessoa, recebeu o título de cidadão paraibano.
Prêmios jornalísticos nacionais:
1) Prêmio Ayrton Senna 1998 – categoria televisão: “Menina Carvoeira” – Jornal Nacional
2) Prêmio Vladimir Herzog 1999 – menção honrosa: “Desempregados” – Fantástico
3) Prêmio Ayrton Senna 2001- categoria televisão: “Fome” – Jornal Nacional
4) Prêmio Embratel 2001 – Grande Prêmio Barbosa Lima Sobrinho: “Fome” – Jornal Nacional
5) Prêmio Vladimir Herzog 2001 – categoria especial/documentário: “Fome” – Jornal Nacional
6) Prêmio Imprensa de Justiça e Direitos Humanos 2001 – Televisão: “Trabalho Escravo” – Fantástico
7) Prêmio Imprensa de Justiça e Direitos Humanos 2001 – menção honrosa: “Fome” – Jornal Nacional
8) Prêmio Embratel 2002 – categoria televisão: “Trabalho Escravo” - Fantástico
9) Prêmio Imprensa Crea/GO 2004: “Cerrado” – Jornal Nacional
10) Prêmio Lobo Guará 2004: “Cerrado” – Jornal Nacional
11) Prêmio Confea 2005 – categoria televisão: “Cerrado” – Jornal Nacional
12) Prêmio Caixa de Jornalismo Social 2005 – categoria televisão: “Cerrado” – Jornal Nacional
13) Prêmio Cidadania Mundial 2005: “Povo das Águas” – Jornal Nacional
14) Prêmio Rede Globo 2005 – menção honrosa: “Povo das Águas” – Jornal Nacional
15) Prêmio Alexandre Adler 2007 – categoria televisão: “Mistérios do Cérebro” – Globo Repórter
16) Prêmio João Canuto de Direitos Humanos 2007: conjunto da carreira
17) Prêmio Rede Globo 2007 – categoria série de rede: “Terra do Meio: Brasil invisível” – Bom dia Brasil
18) Prêmio Imprensa de Justiça e Direitos Humanos 2007 – categoria crônica – menção honrosa: “O Sorriso de Antônia” – Diário de Santa Maria
19) Prêmio Caixa de jornalismo Social 2008 – categoria televisão: “Terra do Meio: Brasil Invisível” – Bom dia Brasil
Prêmios jornalísticos internacionais:
1) Prêmio Rey de España 2001 – menção honrosa: “Fome” – Jornal Nacional
2) Medalha do Mérito do dia mundial da alimentação/FAO 2002: “Fome” – Jornal Nacional
3) Prêmio Nuevo Periodismo 2003 – nominado/televisão: “Fome” – Jornal Nacional
4) Prêmio Boerma – 2003: conjunto da carreira
5) Prêmio Nuevo Periodismo 2005 – nominado/televisão: “Cerrado” – Jornal Nacional
6) Prêmio Fórum 2007/FNPI-Cemex – categoria sustentabilidade: “Terra do Meio: Brasil invisível” – Bom dia Brasil
Celso Figueiredo Neto possui graduação em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1993) , especialização em Marketing pela University Of California Berkeley (1994) e mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003). Desde 2004 é doutorando em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP. Atualmente é professor assistente da Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor do Fundação Armando Álvares Penteado e Membro de corpo editorial da ANTENNAWEB Revista Digital do IBMODA. Tem experiência na área de Comunicação , com ênfase em Relações Públicas e Propaganda. Entre outras publicações, é autor dos livros “A última impressão é a que fica” e “Redação Publicitária: Sedução pela palavra”. É integrante do grupo de trabalho específico do Curso de Propaganda, Publicidade e Criação da Universidade Presbiteriana Mackenzie para avaliação do MEC, em São Paulo, desde 08/2007.
Caio Cavechini
Jornalista, integrante do Profissão Repórter da Rede Globo e documentarista. Fez sozinho a produção, roteiro e direção do documentário "Antes, um dia e depois".
A Coordenação Integrada dos Cursos de Comunicação Social cumpriu os seguintes propósitos:
- Abertura dos PRI’s (Que vocês tanto queriam...);
- Mapeamento dos e-mails dos alunos de Comunicação Social de todas as turmas (se alguém mudar de e-mail, nos comunique!);
- Seleção de estagiários para o Mulher Empreendedora Sebrae;
- Realização de encontro com os alunos e o Sindicato dos Jornalistas do Estado do Amapá;
- Entregamos ao NIPEE (Núcleo de Integração Pedagógica de Excelência e Ensino), conforme solicitação, o PLANO DE CURSO de todos os professores, de todas as disciplinas de Comunicação Social, além de TODAS as provas, e suas respectivas datas do G1. Ao todo, são mais de 53 provas lidas, corrigidas e formatadas entregues ao Nipee;
- Organização dos arquivos virtuais e materiais da coordenação;
- Atividades burocráticas da coordenação;
- Palestra para os alunos de Ensino Médio da Escola Bartoloméia sobre os cursos de Comunicação Social;
- Calendário lúdico dos Cursos de Comunicação Social;
- Participação da Comunicação Social na 45ª. Expofeira.
- Reivindicamos junto à Direção Acadêmica 05 cartões de memória para as máquinas fotográficas, e os softwares originais do Premiere, Sound Forge e Vegas;
- Execução do Congresso de Comunicação;
- Contatos com os palestrantes e os patrocinadores do Congresso;
- Participação de encontro no IAPEN para realização de parcerias com o intuito de fazer a divulgação da colônia agrícola dos apenados;
- Revitalização do projeto ICMBio - um acordo de cooperação entre a Faculdade Seama, através dos Cursos de Comunicação Social e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade;
- Concurso das logomarcas de Comunicação Social e Enfermagem.
- Elaboração de 2 cursos de 20 horas cada, englobando os cursos de Comunicação Social, para os alunos do terceiro ano do segundo grau;
- Elaboração e defesa do projeto da Agência Integrada de Comunicação Social. O projeto teve a criação principal da professora Márcia Rodrigues Aquino;
- Elaboração do projeto de pesquisa e extensão em Cinema, juntamente com a professora Adriana Pio;
- Elaboração do projeto de extensão do 1º Congresso de Comunicação Social da Faculdade Seama;
- Reformulação do projeto de extensão Comunicação no Social que irá abarcar as três habilitações – antes o evento era destinado somente a Publicidade e Propaganda;
- Elaboração do projeto de extensão do jornal do Curso de Comunicação Social da Faculdade Seama.
Leia também o Boletim lindo e diagramado no seu e-mail. Blog é bom... mas também não faz milagre na formatação.
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Palestra
sexta-feira, 19 de setembro de 2008
Reforma ortográfica
entra em vigor em 9 paises!
Inclusive o Brasil...
Se os Comunicadores Sociais não ficarem sabendo dessa... estão perdidos!
Agora a ortografia da Língua Portuguesa está mudando. Vai ser uma confusão até todo mundo (re)aprender a escrever!
A mudança é o seguinte: Aconteceu o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em
Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste. No Brasil, o Acordo foi
aprovado pelo Decreto Legislativo no 54, de 18 de abril de 1995.
Se você quiser baixar gratuitamente o link com o MANUAL GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA, escrito por Douglas Tufano, publicado pela editora Melhoramentos e disponibilizado pelo site IG, acessa aqui:
http://images.ig.com.br/hotsites/reforma_ortografica/Guia_Reforma_Ortografica_CP.pdf
Claro Curtas!
Quer fazer cinema, conversar com os maiores cineastas do mundo e ainda ganhar
R$ 100 mil?
É barbada e fácil! Não dá nem pra reclamar da falta de equipamentos.
A Claro realiza o FESTIVAL NACIONAL DE CURTA METRAGEM FEITO POR CELULAR OU CÂMERA DIGITAL!
Participe! O link para saber "tudinho" é esse aqui, ó:
http://www.clarocurtas.com.br/CURTAS/paginas/index.jsp
Bem-vindos ao BLOG da Comunicação Social da Faculdade Seama!
A partir de agora, você pode PRATICAR! Gostou? (Era tudo o que vocês queriam...)
Neste espaço, você, aluno de Comunicação Social da Seama (ou futuro aluno, ou comunidade em geral) tem a oportunidade de ler, ver e ouvir informações, culturas e histórias.
O negócio por aqui funcionará assim: Trabalharemos com uma "escala de dias". Ou seja, a cada dia você verá uma novidade, seja um material em texto, áudio ou vídeo. Agora, quanto ao dia em que cada mídia aparecerá, isso você vai descobrir!
E o mais importante: Este blog é para você, feito por VOCÊ!
Para enviar colaborações de texto, fotografia, áudio e vídeo, mande um e-mail para comunicacao.seama@gmail.com! Teremos prazer em publicar seu trabalho. Venha praticar comunicação no veículo mais democrático do planeta: o blog!
Seja bem-vindo!
Equipe Comunicação Social da Faculdade Seama