Pages

segunda-feira, 23 de março de 2009

INSCRIÇÕES HOJE!

ATENÇÃO:

Hoje, segunda-feira, dia 23 de março, às 19h, estarão abertas as inscrições para as oficinas EM BUSCA DO PERSONAGEM: UM OLHAR SINGULAR, ministrada pela jornalista Eliane Brum e BLOGS, ESTILOS TEXTUAIS E A CONSTRUÇÃO DA REPUTAÇÃO EM REDE ministrada pelo professor Fábio Malini. São 30 vagas para cada oficina, sendo que para a Comunidade Seama são 15 vagas (as outras 15 são para a comunidade em geral).
Interessados em efetuar a sua inscrição gratuitamente, deve comparecer às 19 horas na sala da Coordenação de Comunicação Social, com a professora Roberta Scheibe.

Em parceria com a Faculdade Seama e o SESC Amapá, o Itaú Cultural traz para Macapá 2 Oficinas de Jornalismo Cultural, em março e abril, gratuitas e abertas para o público em geral, com foco em estudantes de jornalismo. Uma delas, EM BUSCA DO PERSONAGEM: UM OLHAR SINGULAR, será uma oficina de reportagem em jornalismo cultural, com destaque para a construção de personagens. A atividade tem como primeiro momento uma reflexão sobre o que é um olhar singular para o jornalista, que deve ser livre de clichês, do óbvio e do mero exótico. Os principais temas abordam a pesquisa e a escolha do personagem, técnica da entrevista e a transpiração na produção do texto.

A segunda oficina, BLOGS, ESTILOS TEXTUAIS E A CONSTRUÇÃO DA REPUTAÇÃO EM REDE, abordará o estado geral da blogosfera brasileira, mostrando os diferentes formatos e estilos textuais dos blogs brasileiros – sobretudo as clivagens entre blogs, jornalismo e literatura – que se predominaram durante os últimos 10 anos na rede. A atividade também discute o estado da blogosfera local em cada um dos Estados onde é realizada e, num terceiro momento, propõe exercícios de produção de textos para blogs, técnicas de construção de reputação e relevância em blogs. Por fim, há um debate sobre os principais dilemas da prática blogueira.

Dos oficineiros, Eliane Brum é Jornalista e Documentarista, Repórter Especial da Revista Época, com mais de 40 prêmios de reportagem, como Esso, Vladimir Herzog e Sociedade Interamericana de Imprensa e Fabio Malini é Professor Adjunto do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo, Pesquisador-associado do Laboratório de Estudos sobre Território e Comunicação e do Laboratório CiberIdea, ambos da UFRJ. É membro da equipe do periódico acadêmico Revista Lugar Comum e do comitê editorial da Revista Global. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Redes Sociais, Território e Novas Mídias.

Evento: Caravana Rumos – Macapá – 2 Oficinas
Data: 31/03 e 01/04
Horário das oficinas: 9h às 18h
Paradas de 15 min para lanche às 10h30 e 16h30
Almoço das 12h30 às 13h30
Local das oficinas: Faculdade SEAMA
Público: em geral, com foco em estudantes de jornalismo
Local de Inscrições: SESC Araxá – Central de atendimento
Av. Jovino Dinoá, 4311 - Beirol - Fone: 3241-4440
Período de Inscrições: de 18 a 24/03/08, de 2ª a 6ª feira (das 8:00 às 20:00 horas) e aos domingos (das 9:00 às 14:00 horas)
Quantidade de vagas: 30 vagas para cada uma das oficinas

1 comentários:

Ingrid da Silva Pinto disse...

Estas oficinas geram Grande expectativa,
Aguardo ansiosa o inicio,

Forte abraço,

http://ingdsilva.blogspot.com/