Pages

terça-feira, 31 de março de 2009

Comunicação no Social

Atenção! Foram prorrogadas as inscrições do Comunicação no Social até dia 06 de abril, segunda-feira.
Interessados entregar o material na Coordenação de Comunicação Social.
Briefing
24/03/2009

No dicionário, segurança significa:

“Ação ou efeito de segurar. / Situação do que está seguro; afastamento de todo perigo: viajar com segurança. / Certeza, confiança, firmeza: falou com segurança. / Garantia, caução: a hipoteca constitui uma segurança real, a caução uma segurança pessoal. / Militar. Conjunto de dispositivos que permitem a uma força militar evitar a surpresa, fornecendo ao comando a liberdade de ação, indispensável na condição da batalha. / Eletricidade. Fusível, corta-circuito. / Prenhez das fêmeas dos quadrúpedes. // Bras. Alfinete de segurança, joaninha. // Fechadura de segurança, fechadura muito difícil de ser arrombada. // Segurança individual, garantia que a lei concede aos cidadãos contra as detenções e as penalidades arbitrárias. // Segurança nacional, conjunto de dispositivos e medidas que visam manter a ordem estabelecida e preservar a integridade nacional.”

No mundo moderno e industrializado, a segurança é uma preocupação de todas as sociedades. Neste contexto, a segurança pública deve garantir proteção a todos os cidadãos, assegurando às pessoas o exercício pleno da cidadania, numa sociedade que exerce – ou deve exercer - a democracia.
Por outro lado, todos os dias a população se depara com mais insegurança. Seja na rua ou dentro de casa.
Parte superior do formulário

Diante desta situação, neste ano, o Comunicação no Social quer que os alunos de Comunicação da Faculdade Seama apresentem trabalhos relacionados a segurança da cidade de Macapá. Para tanto, deverão ser apresentadas propostas de outdoor (para Publicidade e Propaganda), uma fotojornalística (para os alunos de Jornalismo) e um vídeo institucional de 01 minuto (para os alunos de Relações Públicas), direcionado a população macapaense sobre a segurança da cidade, apresentando-a sob um enfoque mais positivo.
As propostas deverão ter um tom de esperança, otimismo e valorização dos cidadãos de Macapá, primando também pela inovação e sentimentalismo. Devido a saturação dos temas, ficam proibidas peças que versem sobre os bordões: “Estar no meio do mundo”, “Ter a fortaleza de São José”.

Público Alvo: Cidadãos de Macapá

Data final de Entrega: 06/04/2008
(Prorrogado)

Local de entrega: Secretaria das Coordenações.

Parceiros: Atos Outdoor, Jornal do Dia e I9
REGULAMENTO!
Como forma de incentivar a produção dos acadêmicos de comunicação social e prestar um serviço a comunidade macapaense, o curso de Comunicação Social da SEAMA, através das três habilitações: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, lança o concurso Comunicação no Social.
De caráter permanente, o concurso é uma parceria entre a Faculdade SEAMA, a ATOS Outdoor e Jornal do Dia, com o intuito de desenvolver campanhas sociais, de conscientização da população quanto a problemas de relevância social, ao mesmo tempo em que estimula a produção e criatividade dos alunos de Comunicação Social.
A cada dois meses será eleita uma causa social a ser trabalhada, desta causa será preparado um briefing do problema de comunicação a ser abordado. Este briefing será disponibilizado aos alunos, que terão duas semanas para desenvolverem sua proposta de peça publicitária (outdoor) que melhor resolve o problema em questão.
Os trabalhos entregues em Publicidade e Propaganda serão selecionados por uma banca de 03 professores, sendo que o trabalho vencedor será produzido e afixado em outdoor pelo período de uma quinzena. Posteriormente, os trabalhos serão afixados sempre na placa localizada na Av. Padre Júlio. Em Jornalismo, os trabalhos serão selecionados por uma banca de 03 professores, sendo que o trabalho vencedor será publicado na capa de um jornal da cidade. Para o curso de Relações Públicas, os trabalhos serão selecionados por uma banca de 03 professores, sendo que o trabalho vencedor será veiculado no site da Seama.

Regulamento do Concurso
A produção do trabalho deverá ser realizada pelos alunos, podendo contar com a supervisão de professores de disciplinas correlatas.
Estão aptos a participar os alunos de todos os semestres dos cursos de comunicação da faculdade SEAMA, que estejam regularmente matriculados até a data final da entrega dos trabalhos.
Será aceita a inscrição de apenas um trabalho por aluno.
No ato da sua inscrição no concurso o aluno deverá entregar um envelope, contendo uma cópia impressa no caso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda e uma cópia em DVD no caso de Relações Públicas; e uma versão digital (CD ou pen-drive) de sua proposta. O aluno deverá dar um título a sua peça proposta.
No caso do outdoor proposto, este pode contar apenas texto ou texto + ilustração. No caso de conter ilustração não serão aceitos trabalhos que contenham fotos.
Juntamente com a proposta do aluno nas três habilitações deverá estar anexa uma ficha cadastral com os seguintes dados: Nome do aluno, curso, semestre, n.º de matrícula e nome da peça proposta.
A escolha da peça vencedora será realizada por um júri composto de professores da instituição.
A constatação de plágio implica em imediata desclassificação do trabalho.
Casos omissos serão julgados pela coordenação de Comunicação Social da Faculdade Seama.

segunda-feira, 23 de março de 2009

INSCRIÇÕES HOJE!

ATENÇÃO:

Hoje, segunda-feira, dia 23 de março, às 19h, estarão abertas as inscrições para as oficinas EM BUSCA DO PERSONAGEM: UM OLHAR SINGULAR, ministrada pela jornalista Eliane Brum e BLOGS, ESTILOS TEXTUAIS E A CONSTRUÇÃO DA REPUTAÇÃO EM REDE ministrada pelo professor Fábio Malini. São 30 vagas para cada oficina, sendo que para a Comunidade Seama são 15 vagas (as outras 15 são para a comunidade em geral).
Interessados em efetuar a sua inscrição gratuitamente, deve comparecer às 19 horas na sala da Coordenação de Comunicação Social, com a professora Roberta Scheibe.

Em parceria com a Faculdade Seama e o SESC Amapá, o Itaú Cultural traz para Macapá 2 Oficinas de Jornalismo Cultural, em março e abril, gratuitas e abertas para o público em geral, com foco em estudantes de jornalismo. Uma delas, EM BUSCA DO PERSONAGEM: UM OLHAR SINGULAR, será uma oficina de reportagem em jornalismo cultural, com destaque para a construção de personagens. A atividade tem como primeiro momento uma reflexão sobre o que é um olhar singular para o jornalista, que deve ser livre de clichês, do óbvio e do mero exótico. Os principais temas abordam a pesquisa e a escolha do personagem, técnica da entrevista e a transpiração na produção do texto.

A segunda oficina, BLOGS, ESTILOS TEXTUAIS E A CONSTRUÇÃO DA REPUTAÇÃO EM REDE, abordará o estado geral da blogosfera brasileira, mostrando os diferentes formatos e estilos textuais dos blogs brasileiros – sobretudo as clivagens entre blogs, jornalismo e literatura – que se predominaram durante os últimos 10 anos na rede. A atividade também discute o estado da blogosfera local em cada um dos Estados onde é realizada e, num terceiro momento, propõe exercícios de produção de textos para blogs, técnicas de construção de reputação e relevância em blogs. Por fim, há um debate sobre os principais dilemas da prática blogueira.

Dos oficineiros, Eliane Brum é Jornalista e Documentarista, Repórter Especial da Revista Época, com mais de 40 prêmios de reportagem, como Esso, Vladimir Herzog e Sociedade Interamericana de Imprensa e Fabio Malini é Professor Adjunto do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo, Pesquisador-associado do Laboratório de Estudos sobre Território e Comunicação e do Laboratório CiberIdea, ambos da UFRJ. É membro da equipe do periódico acadêmico Revista Lugar Comum e do comitê editorial da Revista Global. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Redes Sociais, Território e Novas Mídias.

Evento: Caravana Rumos – Macapá – 2 Oficinas
Data: 31/03 e 01/04
Horário das oficinas: 9h às 18h
Paradas de 15 min para lanche às 10h30 e 16h30
Almoço das 12h30 às 13h30
Local das oficinas: Faculdade SEAMA
Público: em geral, com foco em estudantes de jornalismo
Local de Inscrições: SESC Araxá – Central de atendimento
Av. Jovino Dinoá, 4311 - Beirol - Fone: 3241-4440
Período de Inscrições: de 18 a 24/03/08, de 2ª a 6ª feira (das 8:00 às 20:00 horas) e aos domingos (das 9:00 às 14:00 horas)
Quantidade de vagas: 30 vagas para cada uma das oficinas

segunda-feira, 16 de março de 2009

ATENÇÃO REPRESENTANTES DE TURMA!

Na próxima segunda-feira, dia 23 de março, às 21h00, haverá reunião dos REPRESENTANTES DE TURMA na sala das coordenações de curso com a Coordenadora dos Cursos de Comunicação Social, Prof. Me. Roberta Scheibe.
Os assuntos a serem tratados serão relacionados ao semestre 2009.1.
É importantíssima a presença de todos.

Coordenação de Comunicação Social

MACAPÁ NA ONDA DA COMUNICAÇÃO



Pelo menos 03 novos veículos de Comunicação deverão ser inaugurados em breve. Na vizinha Santana está tudo confirmado para o dia 27 de março a inauguração do Jornal Santana Agora, mais um impresso das Organizações ED e em Macapá a novidade será a programação da Rádio Tarumã FM, que seguindo o padrão da Forte FM, deverá investir no Jornalismo e Musica Popular Brasileira e Amapaense.
A terceira estréia será a Record News Santana, com 04 horas de programação diária. Jornalismo também será o foco central da mais nova afiliada da Record News Nacional.

Vamos aguardar estas novas oportunidades no Mercado de Trabalho.

Concurso de layout

Galera vamos deixar o nosso blog diferente a cada mês!
Lançado o concurso de layout do blog, onde estaremos escolhendo
layouts modernos, criativos e que expressem a comunicação integrada.
Os melhores serão colocados a cada mês no blog.
O ganhador será o primeiro a ser postado!
Envie o seu até a meia-noite do dia 29/03
para os e-mails:
comunicacao.seama@gmail.com
lpmonteiro@seama.edu.br
Dimensão sugerida
760 x 280
Por: Lucas Penafort, 3PPN

sexta-feira, 13 de março de 2009

ESTOU NA GRANDE MÍDIA

Por Clay Sam - 5JRN

Foi durante a edição do Programa do nosso companheiro Belair Jr., desta quinta, dia 12, que o blog “www.claynews.blogspot.com” foi citado com referência ao seu conteúdo jornalístico.
Agradeço aos comentários do “nobre jornalista” e também respeito sua posição, muito embora acredite que “Nunca sabemos tudo, os mais sábios são os mais humildes e, é exatamente por isso que aprendo algo todos os dias. E mais, a cada dia sabemos menos sobre nós mesmos”. Somos livres para falar e entendermos as coisas porque no censo comum não nos responsabilizamos por nada do que falamos, não estamos sendo avaliados por ninguém.
Quisera alguém saber a chave dos problemas sociais. Enquanto não sabemos, usamos os MCM para divulgar nossos pensamentos.

Obrigado e continue acessando.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Em busca da liderança

Segunda colocada no ranking de telefonia móvel, a Claro se apoia no pioneirismo para se destacar

Após ganhar uma disputa acirrada contra Vivo e Oi e ser eleita Empresa Marketing do Ano na categoria Telefonia, agora, a Claro deixa para trás outras 24 vencedoras de seus segmentos e, com 40% dos votos dos leitores da revista Marketing (que fizeram suas escolhas por meio do site da publicação), é a Empresa Marketing do Ano.

Uma escolha merecida e que só vem condecorar o trabalho da Claro na área de marketing no ano de 2008, quando, entre diversas conquistas, passou a ser, no mês de agosto, a segunda colocada no ranking de telefonia móvel, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A empresa ultrapassou a TIM, alcançando um número superior a 25% de market share.

            Noticia extraída da revista marketing edição de janeiro de 2009.


Por: Lucas Penafort, 3PPN

 

quarta-feira, 11 de março de 2009

AULA DA SAUDADE





Por Clay Sam

A turma de Jornalismo Professor Alexandre Brito participou na quinta, dia 05, da tradicional aula da saudade e inauguração de sua placa de honra ao mérito.

Entre um discurso e outro, nossos companheiros brindaram o sucesso alcançado com um delicioso coquetel.

Boa Sorte aos novos profissionais.

A galera do Blog deseja Sucesso sucessivo na sucessão do sucesso !

CLAY SAM NO RÁDIO


Salve amigos blogueiros,

Desde o dia 02 de Fevereiro que estou ancorando o Programa “Rádio Comunidade” na FORTE FM 99,9 Mhz, das 7 às 9 horas da manhã. A proposta do programa, como já diz o próprio nome, são os assuntos relacionados à comunidade.

Além das “Notícias do Dia” e “Manchetes dos Jornais”, o ouvinte pode participar pelo 3217-8777 o “Telefone Sem Censura”, um quadro onde o cidadão pode informar, reclamar ou denunciar problemas sociais existentes no seu bairro ou na sua rua. O programa conta ainda com a participação de 02 repórteres externos que passam as informações de qualquer ponto da cidade.

OUÇA E CONTRIBUA COM SUGESTÕES.
www.claysam@bol.com.br

terça-feira, 10 de março de 2009

ESTÁGIO PARA ALUNOS DE JORNALISMO

A Escola Estadual Prof. Nilton Balieiro Machado seleciona 02 (dois) estudantes de Jornalismo – DE QUALQUER SEMESTRE - para ser monitor do PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO.

O trabalho consiste em trabalhar na RÁDIO ESCOLA, monitorando e sendo responsável pelo trabalho de três turmas que também estarão envolvidas com o projeto da rádio.

HORÁRIO DE TRABALHO: DUAS VEZES POR SEMANA, EM DIAS ALTERNADOS, A SEREM ACERTADOS COM A DIREÇÃO DA ESCOLA.

1º TURNO: 8h às 11h20
2º TURNO: 14h às 17h20

AJUDA DE CUSTOS: R$ 144,00 (para despesas de transporte).

O aluno receberá certificado de horas trabalhadas, que poderá ser utilizado como horas das ATIVIDADES COMPLEMENTARES do curso de Jornalismo.

Os interessados devem entregar um currículo simples e objetivo (com telefone e e-mail), na coordenação de Comunicação Social até sexta-feira, dia 13 de março.

A seleção será baseada no currículo e realizada na Coordenação de Comunicação Social, com a participação de professores do curso de Jornalismo.

Postado por: Prof. Roberta Scheibe - Coordenadora dos cursos de Comunicação Social da Faculdade Seama.

terça-feira, 3 de março de 2009

Espetacularização da Vida Cotidiana

Por: Clay Sam -5jrn

Se você tiver estômago forte, experimente temperar o seu almoço com a carnificina mostrada certos canais de televisão macapaense. Pois é, a partir do meio dia até as duas da tarde, essas emissoras mostram o quê que a cidade também tem. sangue, mutilação, pancadaria, mais pancadaria e mais sangue.

Chego a pensar que programas do tipo Bronca Pesada (alusão à dois programas existentes na capital paraense – barra pesada e metendo bronca), Chumbo Grosso e Patrulha da Cidade foram colocados no ar pelas TV´s Tucujú, Maní e Santana com a mesma temática, pelas minhas contas: um para "abrir" o apetite, outro para acompanhar o almoço e mais um para digestão.

E a sociedade macabra bem que gostaria de mais, hein? É assustadoramente incrível a reação das pessoas vendo uma OUTRA PESSOA sendo espancada. Acreditem, elas dão gargalhadas, enquanto nossas autoridades não tomam iniciativa de limitar os “absurdos” exibidos diariamente na telinha amapaense.