Pages

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Acadêmicos produzem documentários visando à inclusão midiática

Oferecer espaço para a manifestação da opinião pública sobre os problemas sociais é indispensável para a melhoria da qualidade de vida no Amapá. Tendo consciência disso, o projeto “Vídeo Comunitário”, coordenado pela professora Jacinta Gonçalves, se aprimora a cada semestre devido ao desempenho dos acadêmicos do 5º semestre de Jornalismo da Faculdade Seama. Os estudantes produzem os documentários com o objetivo de auxiliar a comunidade a expor e solucionar suas dúvidas sobre diversas temáticas. Além de democratizar o acesso a recursos midiáticos, à informação e enfatizar, assim, o valor da liberdade de expressão.

Ao término da produção dos vídeos socioeducativos, os mesmos serão doados a escolas da rede pública de ensino no estado. “Acredito que os trabalhos e projetos desenvolvidos pelos acadêmicos não podem se limitar no espaço de uma sala de aula. Assim, com o projeto de vídeo comunitário os alunos praticam a teoria e dão um retorno a sociedade com trabalhos de interesse público”, afirma Jacinta.

O projeto iniciou em 2007 e, desde então, os recursos audiovisuais auxiliam na metodologia de várias escolas públicas. “O projeto já é conhecido e várias escolas utilizam o material, além de já esperarem por novos trabalhos. Os vídeos foram pensados para a realidade do Amapá, respeita nossa linguagem, cultura. Isso faz com que o público se identifique e valorize os trabalhos. Neste contexto, os vídeos comunitários contribuem na formação de novos olhares e consciências no mundo estudantil”, ressalta Jacinta.

Os temas previstos para abordagem neste semestre são: adoção de crianças, projetos sociais por meio do esporte, como escolher uma profissão, superação por meio dos estudos e conviver com as diferenças.

A exibição dos documentários ocorrerá no dia 23 de junho, das 19h às 22h30, no Salão de Atos da Faculdade Seama.


Isabella Araujo - SEAMACOM

0 comentários: